SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Freinet Pedagogy and Educational Renewal in Portugal (1920-1980)Subversion and reiteration in the representation of the World in the franco-brazilian children's and youth press: Considerations on La semaine de suzette and O tico-tico in 1905 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

SILVA, Vivian Batista da  and  LIMA, Ana Laura Godinho. A psicologia nos manuais de didática, a didática dos manuais de psicologia: inovações pedagógicas na fronteira entre as disciplinas (Brasil, 1900-1960). Hist. Educ. [online]. 2024, vol.28, e131892.  Epub Mar 30, 2024. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/131892.

No intuito de compreender como as ideias de inovação pedagógica são dadas a ler aos professores, este artigo analisa manuais de Didática e Psicologia usados na Escola Normal entre 1900 e 1960. A pesquisa mapeia os autores desses livros, analisando também seus prefácios, sumários e conteúdos. Isso permite notar ideias e conceitos comuns aos manuais das diferentes disciplinas. Mesmo depois da divisão delas em matérias mais autônomas, nos anos 1930, a proximidade dos conteúdos permanece. Em alguns casos, os mesmos autores dedicam-se ao ensino e à escrita de manuais de Didática e de Psicologia; também é possível observar que certos temas, enunciados e autores de referência atravessam as suas fronteiras, em especial aqueles relacionados ao movimento da Escola Nova. Nota-se uma certa primazia da Psicologia sobre a Didática e outras áreas afins nos programas da Escola Normal, como foi o caso da Pedagogia, da Metodologia e da Prática de Ensino.

Keywords : manuais de ensino; discursos pedagógicos; Escola Normal.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )