SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28From the “Gurdo Law” to the “Perón Law”: The constitution of the National Workers University as a university model of peronismHeritage and education. Safeguarding and dissemination of the memory of the school from Education Museums in Spain author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

VIEIRA, Letícia  and  DALLABRIDA, Norberto. “Une autre manière d’enseigner”: as classes nouvelles francesas e seu transbordamento no Brasil nos anos 1950. Hist. Educ. [online]. 2024, vol.28, e131443.  Epub Mar 30, 2024. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/131443en.

O presente artigo se propõe a compreender as classes nouvelles e sua circulação e apropriação no ensino secundário brasileiro nos anos de 1950. Idealizadas e colocadas em marcha por Gustave Monod no ensino secundário francês, a partir de 1945, as classes nouvelles estabeleceram uma cultura escolar inovadora fundamentada na Educação Nova. Essa experiência pedagógica circulou no estado de São Paulo, por obra de Luís Contier, que, após estagiar na França, passou a aplicá-la na escola onde trabalhava. O ensaio de Contier, conhecido como classes secundárias experimentais, instigou o MEC a criar uma legislação, em 1958, que permitia a introdução dessas classes nos colégios brasileiros. Este trabalho é pensado a partir de conceitos da nova história cultural e é realizado com fontes escritas em língua francesa e portuguesa.

Keywords : Classes nouvelles; Inovação pedagógica; Ensino secundário.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )