SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28“Another way of teaching”: the French ‘classes nouvelles’ and their overflow into Brazil in the 1950s author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

RAMOS ZAMORA, Sara  and  RABAZAS ROMERO, Teresa. Patrimônio e educação. Salvaguarda e difusão da memória da escola nos Museus de Educação da Espanha. Hist. Educ. [online]. 2024, vol.28, e128823.  Epub Mar 31, 2024. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/128823.

Levando em conta as tendências historiográficas, memorialistas e museológicas do final do século XX e início do século XXI, há um crescente interesse pelo patrimônio cultural das escolas. Isso fez com que, nos últimos vinte anos, o patrimônio escolar se tornasse um instrumento fundamental para a contínua ressignificação e revalorização de culturas e identidades. Com base em pesquisa qualitativa e no uso do método histórico-educacional, este artigo analisa os processos de salvaguarda e disseminação do patrimônio histórico-educacional na Espanha. Para isso, foi realizada uma análise de conteúdo dos diferentes Museus de Educação, especificamente de sua organização, de suas formas de conservação dos objetos escolares e de suas práticas de difusão, concentrando essa análise especialmente no Museu Complutense de Educação. Como resultados mais destacados, podemos afirmar que o grande interesse pelos objetos materiais e imateriais da escola como objetos de memória promoveu a criação de uma cultura museológica em todo o país e a criação de inúmeros Museus de Educação como centros de memória educativa. Esses museus de educação têm como objetivo recriar a memória escolar de seu território ou região, o que lhes confere uma identidade própria. No entanto, observamos um componente transgeracional, pois eles refletem uma coincidência na reconstrução da escola por meio das mesmas fontes de patrimônio tangível e intangível. Da mesma forma, podemos ver como em todos eles o uso e a disseminação de objetos-impressões revelam alguns dos silêncios da intra-história da educação, condicionados mais pelas práticas de ensino do que pelas políticas educacionais promulgadas em determinados períodos de nossa história.

Keywords : Patrimônio histórico-educacional; memória escolar; museus educativos; objetos escolares tangíveis e intangíveis; Espanha.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )