Revista Exitus
On-line version ISSN 2237-9460
Abstract
SOUSA, Emerson Silva de; VIALI, Lorí and RAMOS, Maurivan Güntzel. Construção e análise de modelos exponenciais de forma significativa: uma experiência de ensino em sala de aula. Rev. Exitus [online]. 2017, vol.7, n.2, pp.55-73. Epub May 15, 2019. ISSN 2237-9460. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2id302.
O presente artigo tem por objetivo descrever uma atividade que se deu pela construção e análise de alguns modelos matemáticos no contexto do estudo de funções exponenciais, utilizando dados empíricos e tendo como auxílio o uso de ferramentas da informática. Busca-se identificar nesse processo alguns elementos da Teoria de Aprendizagem Significativa. A atividade foi realizada dentro de uma disciplina de Pré-Cálculo com estudantes de vários cursos de graduação de uma universidade pública no Estado do Pará. Após a realização da atividade, os estudantes demonstraram ter compreendido os conceitos e propriedades relacionados às funções exponenciais, sinalizando um interesse maior pelo tema, pois puderam identificar sua aplicação em várias áreas do conhecimento, além da oportunidade de aprender e trabalhar com algumas ferramentas da informática como o Excel e o GeoGebra.
Keywords : Modelos Matemáticos; Funções Exponenciais; Aprendizagem Significativa.