SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1CONCEPTS OF MODELING AND RESEARCH IN THE CLASSROOM IN MATHEMATICS EDUCATIONVISIONS ABOUT THE HUMAN BEING AND TEACHING PRACTICES IN THE SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

BACURY, Gerson Ribeiro  and  GONCALVES, Tadeu Oliver. REFLEXÕES SOBRE O PERCURSO FORMATIVO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Rev. Exitus [online]. 2018, vol.8, n.1, pp.276-304.  Epub May 23, 2019. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n1id398.

Este artigo resulta das experiências formativas e constitutivas da pesquisa de doutorado intitulada “Práticas Investigativas na formação de futuros professores de Matemática”, defendida em 2017. Essa investigação teve como participantes os acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Manaus (UFAM) e ocorreu no decurso da disciplina de Estágio Supervisionado, por meio de um grupo de estudos e pesquisas. A análise desenvolvida apresenta algumas reflexões sobre o percurso formativo de futuros professores de Matemática, os quais, durante a realização dessa disciplina, questionaram: Em que termos os futuros professores de Matemática veem as escolas e concebem suas práticas profissionais? Para tanto, objetivamos: Conhecer, a partir dos percursos formativos, os olhares dos futuros professores de Matemática quanto ao ambiente escolar e à sua conduta profissional porvir. O texto apresenta uma seção introdutória, abordando o percurso formativo do autor, com vistas às reflexões presentes no texto. Nas seções seguintes, são discutidos os aspectos teóricos, os caminhos metodológicos sob a égide da pesquisa colaborativa e as reflexões esquadrinhadas e pautadas nas informações recolhidas durante o processo da pesquisa, com base nos percursos formativos dos partícipes desse estudo, subsidiados pelas sessões reflexivas. Quanto aos resultados alcançados, evidenciou-se o fato dos futuros professores, em suas reflexões, destacarem as dificuldades que passam os estudantes na Educação Básica e, com isso, em sua atuação futura como professores de Matemática, procurar outros caminhos didáticos e metodológicos para ensinar a Matemática a seus estudantes.

Keywords : Formação de professores de Matemática; Estágio Supervisionado; Pesquisa Colaborativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )