SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue03Natureza, infância e ciência no Brasil dos anos 1920/30: a pedagogia moderna e a Bibliotheca de educaçãoO ensino de sociologia e a organização do trabalho didático no Colégio Pedro II (1925-1945) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

VALENTE, Wagner Rodrigues. Tempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primário. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2012, vol.12, n.03, pp.73-94. ISSN 2238-0094.

O texto analisa a trajetória inicial de constituição da geometria como uma das matérias de ensino do curso primário brasileiro. O período de estudo compreende das primeiras décadas àquelas finais do século XIX. As fontes para a pesquisa levam em consideração, sobretudo, a documentação oficial e os livros didáticos. A empiria é analisada sob a ótica histórico-cultural. Analisam-se, em termos da definição das matérias a comporem os ensinos da escola primária, a apropriação das propostas de Condorcet, as discussões ocorridas no Congresso Nacional brasileiro e a elaboração de uma geometria prática para ensino nos anos iniciais escolares. Os resultados do estudo apontam para a sedimentação do desenho linear como uma geometria para o curso primário.

Keywords : Geometria; Geometria Prática; História da Educação Matemática; Matemática Escolar; Condorcet.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )