SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3The renovated teaching of history by professor Jonathas Serrano at the Colegio Pedro II author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

SOARES, Jefferson da Costa. Os professores do Colégio Pedro II: categorias, trajetórias e aspectos identitários (1925-1945). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.3, pp.294-321. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i3..717.5.

O artigo apresenta resultados de um estudo realizado no âmbito de um projeto de doutoramento que pretendeu conhecer e compreender aspectos da construção da identidade profissional dos professores do Colégio Pedro II, entre 1925 e 1945, período marcado pelas Reformas Rocha Vaz, Francisco Campos e Gustavo Capanema. Esses aspectos, identificados a partir de pesquisa documental, foram analisados com base nos conceitos de 'Identidade para si' e 'Identidade para o outro', formulados por Dubar (1997), articulados ao de 'Programa Institucional', de Dubet (2002). Identificamos aspectos marcantes da construção de suas trajetórias e argumentamos que os professores do colégio fecharam-se em si mesmos, na tentativa de incorporar privilégios que não se estenderam às demais instituições de ensino secundário.

Keywords : Identidade Profissional Docente; Ensino Secundário; Colégio Pedro II.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )