SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1The Psychology in the programs of the School of the Federal District and its accession to the eugenic and hygienic designs first Brazilian republic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

MENEZES, Antônio Basílio Novaes Thomaz de  and  SILVA, Juliana da Rocha e. O ensino escolar que disciplina e normaliza: Luiz Antonio dos Santos Lima e as medidas de correção contidas em Hygiene Mental e Educação (1927). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.1, pp.155-180. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i1.653.pt.

O tema do texto é o pensamento médico-educacional de Luiz Antonio dos Santos Lima (1890-1961) defendido em sua tese de doutoramento Hygiene Mental e Educação em 1927. Analisa-se sua concepção de ensino sob medida e sua proposta de implantação da higiene mental nas instituições escolares brasileiras do início do século XX. Da perspectiva histórica de análise do discurso proposta por Foucault, salienta-se o contexto social em que o movimento higienista foi idealizado e os poderes disciplinar e normalizador da época que estavam imbuídos no pensamento do autor. A relevância deste estudo está na análise de uma proposta de ensino situada no quadro de compreensão do pensamento higienista brasileiro e que, voltada para o progresso nacional, tinha como meta o desenvolvimento sadio da criança escolar

Keywords : Luiz Antonio dos Santos Lima; Ensino sob Medida; Disciplina Escolar; Norma; Higiene Mental.

        · abstract in Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · Portuguese ( pdf )