SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1The three models of reading between the sixteenth and twenty-first centuries: how social practices transform teaching methods author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

GRAFF, Harvey J.. Em busca do letramento: as origens sociais e intelectuais dos estudos sobre letramento. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.1, pp.233-252. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i1.775.1.pt.

Com base em uma abordagem histórica, institucional e comparativa, discute-se neste artigo a origem dos estudos sobre letramento e suas consequências para o atual debate sobre o tema. Analisam-se os significados que o letramento adquire em cada época, destacando-se as crenças que nele são postas desde, pelo menos, a Renascença, e trabalham-se as cisões, as falsas dicotomias e os lugares institucionais em relação às disciplinas que dele se ocupam e às ações-práticas a ele relacionadas. Associado a noções de progresso, civilização e controle social, o letramento está em constante crise, o que contribui para fazer avançar estudos interdisciplinares. Questionando termos como cultura escrita e o lugar das disciplinas acadêmicas, o texto convoca a fazer novas perguntas para o avanço da área.

Keywords : Estudos Sobre Letramento; Interdisciplinaridade; Mito do Letramento; Alfabetização; Leitura; Escrita.

        · abstract in Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · Portuguese ( pdf )