Revista Brasileira de História da Educação
On-line version ISSN 2238-0094
Abstract
SOUZA, Carlos Eduardo Dias. A educação como horizonte político no Segundo Reinado: notas sobre a trajetória e a atuação de Abílio César Borges. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.2, pp.41-68. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n2.896.
Neste trabalho, o interesse é analisar a trajetória intelectual de Abílio César Borges, pensando-a em sua relação com o contexto educacional brasileiro do Segundo Reinado. Ora associado ao vaidoso diretor Aristarco de Raul Pompeia em O Ateneu, ora elevado a grande inovador incompreendido por estudiosos, a figura de Borges vem sendo destacada do movimento de debates políticos e intelectuais de sua época. Aqui, ao apresentar as relações construídas por Borges, realça-se sua presença em uma discussão comum. As inovações por ele propostas teriam um mesmo referencial, aqui chamado de ‘repertório pedagógico’. Espera-se, com isso, ressaltar seus lances na esfera pedagógica como parte de um jogo político que tinha seu centro na educação.
Keywords : Abílio César Borges; Segundo Reinado; Política.