SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Linguistic contextualism: historical context, theoretical assumptions and contributions to the history of education writing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

GARCIA, Remedios Sánchez  and  RODRIGUEZ, José Álvarez. Estudo do projeto pedagógico da Institución Libre de Enseñanza. A Residencia de Señoritas Normalistas de Granada. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.3, pp.19-42. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n3.917.

Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar, desde uma perspectiva histórica e sócio-educativa, o projeto pedagógico da Institución Libre de Enseñanza e a sua concretização na Residencia de Señoritas Normalistas em Granada. A metodologia utilizada pretende questionar no contexto da época, realizando um estudo sócio-histórico, comparando documentos para poder reconstruir os fatos, tratando de descrevê-los e explicá-los. Partindo da importância do ideário da Residencia de Señoritas de Madrid, fundada por María de Maeztu, sobre o valor educativo do seu projeto pedagógico, realizamos um estudo comparativo com a Residencia de Señoritas Normalistas de Granada criada por Agustín Escribano para, à luz dos dados inéditos encontrados e da contribuição fotográfica comprovativa - até agora desconhecida-, evidenciar as semelhanças em infra-estruturas, organização interna; que, no caso da Residencia de Señoritas Normalistas de Granada, abriu possibilidades de estudo e novos horizontes a jovens estudantes com poucos recursos de Andaluzia.

Keywords : projeto pedagógico; Institución Libre de Enseñanza; Residencia de Señoritas Normalistas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )