SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Baltasar Pardal. Founder of La Grande Obra de Atocha, an institution created to educate womenIdeas, concepts, contexts: The contribution of Reinhart Koselleck to the writing of the History of Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

ANGERAMI, Paula Linhares. Uma reconstituição da filosofia educacional de John Dewey. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.4, pp.25-53. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n4.1016.

Resumo: O pensamento de John Dewey influenciou amplamente os métodos educacionais brasileiros. Porém, em sua recepção no país durante o período da escola nova, tal pensamento recebeu interpretações distintas. Em sua grande maioria, essas releituras dizem respeito a um método de ensino e não propriamente a uma filosofia da educação e, mesmo quando é o caso, raramente, sua filosofia da educação é reconstruída à luz da dimensão estética. Neste artigo, apresentaremosas principais interpretações de seu pensamento, fazendo uma reconstituição das ideias de John Dewey sobre arte e experiência estética. Daremos ênfase à sua filosofia da educação, que é mais ampla do que um método pedagógico.

Keywords : John Dewey; 1859-1952; estética; filosofia; educação; Escola Nova.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )