Revista Brasileira de História da Educação
On-line version ISSN 2238-0094
Abstract
MELLO, Juçara da Silva Barbosa de and BARRA, Sérgio Hamilton da Silva. Ensino de História, Patrimônio Cultural e Memória Social: desafios e possibilidades de uma comunidade escolar em Madureira/RJ. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.4, pp.132-162. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n4.999.
Resumo: No presente artigo, analisam-se as inter-relações entre memória, identidade e patrimônio histórico e cultural e suas utilizações no processo de ensino-aprendizagem de história, a partir do estudo de caso de uma comunidade escolar localizada no bairro de Madureira (RJ). Chama-se a atenção para a importância assumida pela noção de referência cultural tanto nas atuais políticas de preservação do patrimônio cultural quanto no processo de ensino e aprendizagem, marcado pela apropriação, invenção e produção de significados, resultantes do protagonismo dos sujeitos que o constituem. Propõe-se que a identificação das referências culturais seja elemento fundamental na construção de uma didática do ensino de história, em cujo centro está o aluno.
Keywords : ensino de história; patrimônio cultural; memória; referência cultural; Madureira/RJ; história local.