SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18The berimbau gave me the compass: capoeira and its manifestations in Sergipe, in the nineteenth centuryDiscussions on the implantation of the obligation of school education in Bahia in the newspapers “O Correio da Bahia” and “O Monitor” from 1876 to 1881 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

SANTOS, Ademir Valdir dos. Cadernos como artefatos etno-históricos. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2018, vol.18, e028.  Epub June 01, 2018. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e028.

Resumo: A pesquisa está embasada em perspectivas metodológicas etnográficas, das quais deriva a caracterização dos cadernos como componentes de uma etno-história de individualidades e coletivos. São analisados elementos gráficos, produzidos num arco cronológico que abrange da década de 1920 até a contemporaneidade. O corpus documental é constituído por cadernos que mesclam usos escolares e extraescolares: dois cadernos de lembranças, um caderno de questionário, o caderno de uma criveira e dois cadernos de receitas e culinária. Mostra-se que cada caderno é elemento cultural, constituinte de modos de expressão e de elaboração de significados. Os resultados indicam que os cadernos são fontes onde elementos etno-históricos eclodem, sendo artefatos que compõem e registram histórias.

Keywords : cultura material; escola; etnografia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )