SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18The governance of the male child subjects: model instructions for a Christian boy in a Portuguese civility manual of the late 18th centuryComenius and the instructive power of angels author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

OLIVEIRA, Sandra Maria de  and  GATTI JUNIOR, Décio. A reação católica e a formação de professores no Brasil: os manuais disciplinares Noções de Sociologia e Educação (história da pedagogia). Problemas actuaes das Madres Peeters e Cooman (1935-1971). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2018, vol.18, e041.  Epub June 01, 2018. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e041.

Resumo: Exame do dos manuais Noções de sociologia (1935) e Educação (história da pedagogia). Problemas actuaes (1937), das madres Peeters & Cooman, com o objetivo de compreender as proposições católicas no campo cultural, particularmente, a partir das Escolas Normais confessionais, entre 1935, época da publicação da primeira obra analisada, e 1971, quando houve mudanças na formação de professores no Brasil. As fontes de pesquisa disciplinares, encíclicas papais, cartas pastorais, impressos católicos, documentos relacionados à trajetória das autoras etc. Concluiu-se que os manuais analisados explicitavam um posicionamento em torno do catolicismo, por meio de uma oposição às ideias do campo liberal da época.

Keywords : história; educação; formação; manuais; catolicismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )