Revista Brasileira de História da Educação
Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094
Abstract
TORO-BLANCO, Pablo. As Aventuras de afeto: mudanças e continuidades nos modelos de relacionamento entre professores e alunos em liceos chilenos (c. 1910 - c. 1950). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2018, vol.18, e022. Epub Mar 01, 2018. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e022.
Resumo: Incorporando alguns antecedentes do século XIX, este texto se concentra em desvendar aspectos específicos das mudanças promovidas por reformas educacionais implementadas no Chile durante o século XX no que se refere ao conhecimento e gerenciamento do entorno emocional-afetivo dos jovens nos liceos (Centros ou Institutos Estaduais de Ensino Médio). Para isso, desde o ponto de vista teórico, são utilizadas as contribuições conceituais de Peter Stearns (1985), com sua noção de emocionologia e William Reddy (2001) e a sua ideia de ‘regimes emocionais’. A pesquisa é baseada em fontes escritas das autoridades ministeriais e dos próprios liceos, bem como dos livros e artigos de especialistas e ensaístas educacionais da época.
Keywords : afeto; educação chilena; historia das emoções.