SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Places of teaching in the Imperial Court: the protagonism of the primary teacher Candido Matheus de Faria PardalBeyond the domestic gifts: the trajectory of teacher benedita da trindade in são paulo's all-girl schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

BARROS, Surya Pombo Aaranovich. Graciliano Fontino Lordão: um professor ‘de côr’ na Parahyba do Norte. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2018, vol.18, e033.  Epub June 01, 2018. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e033.

Resumo: À luz da história da educação da população negra, refletiremos sobre a importância da ‘cor’ no magistério oitocentista a partir da trajetória docente de Graciliano Fontino Lordão, filho de mulher negra e frei católico. Aluno de primeiras letras, estudante no Liceu, professor particular, mestre autorizado pelo governo, professor público, deputado, dirigente do Partido Liberal, funcionário público e ‘coronel’, a experiência será analisada em fontes como livros memorialistas, imprensa e documentos da instrução pública com aportes da história social da educação e da micro-história. Tal docência foi permeada pela origem negra, a exemplo de outros sujeitos que ascenderam social e educacionalmente numa sociedade em que imperava a ordem escravista, informando sobre possibilidades em ser ‘de côr’ no Brasil imperial.

Keywords : história da educação; professor negro; Paraíba; Brasil Império..

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )