SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Student residences as educational spaces: memories of Aparício Cora de Almeida University Student House (1963-1981)The alternative to progress: developmental nationalism, his intelectuals and educational planning in the 1960s in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

MONTANER, Gerardo Garay. Abordagens ao itinerário intelectual de um professor escolanovista na América do Sul: Otto Niemann (1888-1958). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2019, vol.19, e056.  Epub Mar 01, 2019. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e056.

Resumo: O artigo propõe estudar o itinerário intelectual do professor Otto Niemann, uma das referências das práticas escolanovistas no Uruguai na primeira metade do século XX. O estudo consiste em mostrar que certos aspectos fundamentais do seu pensamento e sua ação -se é que podem ser separados- provêm da tradição operária revolucionária do século XIX e permeiam as camadas do sistema público estadual de ensino.

Keywords : educação racionalista; pedagogia libertária; autodidatismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )