SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19The teaching by images in the periodic press of Physical Education (1932-1960)The ‘Laerte’s group’ and the writing of History of Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

PINHEIRO, Antonio Carlos Ferreira. Historiadores da educação brasileira: gerações em diálogo. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2019, vol.19, e059.  Epub May 01, 2019. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e059.

Este estudo tem como objetivo analisar os aspectos relacionados com a formação inicial dos historiadores da educação brasileira. Para tanto, foram identificados 731 pesquisadores que se encontram distribuídos em cinco gerações, quais sejam: a primeira de 1838 até 1910, a segunda de 1911 até 1965; a terceira de 1966 até 1980, a quarta de1981 até 2000 e finalmente a quinta geração que vai de 2001 a 2019. A partir da análise dos dados coletados chegamos às seguintes considerações: os historiadores da educação brasileira têm a sua origem de formação oriunda, prioritariamente, dos cursos de graduação em pedagogia e em história, tendo ocorrido um intenso processo de ‘feminização’ a partir da segunda geração, verificando-se esta predominância quantitativa especialmente na quinta geração.

Keywords : de historiadores da educação; predominância de pedagogos e de historiadores; feminização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )