SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Schools we have built: History of School Institutions in the Revista Brasileira de História da Educação (2001-2018)The Writing of School Architecture in the Historiography of Brazilian Education(1999-2018) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

SOUZA-CHALOBA, Rosa Fátima de. A contribuição dos estudos sobre grupos escolares para a historiografia da educação brasileira: reflexões para debate. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2019, vol.19, e063.  Epub May 01, 2019. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e063.

Este artigo apresenta reflexões acerca da contribuição dos estudos sobre grupos escolares para a escrita da história da educação no Brasil. O texto sustenta que as pesquisas históricas realizadas sobre o tema nas duas últimas décadas instituíram e disseminaram categorias de análise, colaboraram para o avanço do conhecimento e ajudaram a consolidar novos objetos de pesquisa. Na primeira parte discute-se a emergência dos grupos escolares como objeto de pesquisa histórica, assinalando-se as matrizes teóricas que têm norteado a produção. Na sequência é analisado o percurso das iniciativas de comparação levadas a termo envolvendo diversos grupos de pesquisa e investigadores propiciando deslocamentos temáticos e novas interpretações construídas sobre a história da escola primária no Brasil.

Keywords : grupos escolares; história da educação; escola primária..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )