SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19History and historiography of Youth and Adult Education in Brazil - intelligibilities, obliterations, needs, possibilitiesCartography of productions in history of education in graduate programs in education in the state of Pará (2005-2018) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

ALBUQUERQUE, Maria Betânia Barbosa  and  BUECKE, Jane Elisa Otomar. Educação não escolar: Balanço da produção presente nos Congressos Brasileiros de História da Educação. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2019, vol.19, e069.  Epub May 01, 2019. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e069.

O artigo analisa a produção acadêmica envolvendo a temática da educação não escolar nos Congressos Brasileiros de História da Educação entre 2000 a 2017. Trata-se de uma reflexão teórico-bibliográfica à maneira dos estudos sobre o estado do conhecimento. Inspira-se na ideia de educação como cultura de Brandão (2002) e de pedagogia cultural de Andrade e Costa (2017). Nas produções analisadas destacam-se a escola como lócus privilegiado de formação humana, além da baixa incidência de trabalhos sobre educação não escolar, a despeito de sua persistente presença entre os diversos eixos do evento. Ressalta-se a importância do debate epistemológico sobre os múltiplos sentidos da educação em direção a um conceito ampliado, capaz de abranger as complexas e multifacetadas formas de ser e aprender.

Keywords : historiografia; educação como cultura; história da educação; educação informal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )