Revista Brasileira de História da Educação
Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094
Abstract
SILVA, Edgleide de Oliveira Clemente da; SANTOS, Aline Machado dos; NASCIMENTO, Fátima Aparecida do and PASCHE, Aline de Morais Limeira. ‘Pela iluminação do passado’: livros e educação no contexto do Cinquentenário da Independência (capital brasileira, década 1870). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e126. Epub Aug 01, 2020. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e126.
Neste estudo pensamos formas de abordar a emancipação política do país. Interrogamos alguns ‘restos’, lugares de memórias: os livros, responsáveis pela intervenção, educação, constituição e legitimação de determinadas representações acerca da Independência. Tratam-se de: Ideias por coordenar a respeito da emancipação de Maria Durocher (1871a) e A independencia e o Imperio do Brazil de Alexandre Moraes (1877). Concluímos a análise entendendo os objetivos distintos de cada obra e suas semelhanças, como o fato de relacionarem a incompatibilidade da independência com a escravidão. No aspecto educacional, Durocher defendia a educação formal, enquanto Mello Moraes uma narrativa verdadeira baseada em fatos e documentos, que se constituiria a história para formação da juventude.
Keywords : memória; história da educação; livros; emancipação política.