Revista Brasileira de História da Educação
Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094
Abstract
SGARBI, Antonio Donizetti; PINTO, Sabrine Lino and GONCALVES, Mauro Castilho. Os conceitos Escola Nova católica e Escolanovismo Católico na historiografia da educação brasileira (1992-2021). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e263. Epub Mar 24, 2023. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e263.
O artigo debate a utilização, pela historiografia educacional brasileira, dos conceitos ‘Escola Nova Católica’ e’ Escolanovismo Católico’, referenciados por um estudo das produções acadêmicas das últimas três décadas. A partir de uma metodologia exploratório-descritiva, foram identificados níveis de emprego dos dois conceitos, desdobrados em expressões conexas. A investigação desenvolveu-se em uma das perspectivas histórico-filológicas que, de certo modo, têm incidido sobre as mais recentes investigações relativas à História Intelectual: a História Conceitual, de origem alemã, na esteira do historiador Reinhart Koselleck (2006). A pesquisa identificou diferentes usos e apropriações das expressões e reafirmou a relevância de novos estudos histórico-conceituais similares.
Keywords : educação católica; intelectuais da educação; história intelectual; história conceitual.