Revista Brasileira de História da Educação
Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094
Abstract
CARLOS, Valter Natal Valim and SOOMA, José Cláudio. O ensino intuitivo em livros escolares ilustrados: notas para pensar algumas lições ensinadas no último quartel do século XIX. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2024, vol.24, e307. Epub Nov 11, 2023. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e307.
No último quartel do século XIX, o Império brasileiro foi premido por questões de ordem política, econômica e social que abalaram suas estruturas consolidadas. Nesse panorama, dentre algumas iniciativas empreendidas para manter a sustentação do regime monárquico, destaca-se a Reforma da Instrução Pública (1879). Dentre outras medidas, essa legislação educacional prescreveu o ensino intuitivo no currículo do ensino primário e das Escolas Normais do município da Corte. Assim, examinaram-se três obras didáticas ilustradas, circulantes no período, orientadas por esse método, buscando indiciar algumas possíveis relações e convergências entre tais obras com a prescrição metodológica oficial. Tencionou-se, pois, conhecer algumas visões de mundo, a educação, a escola e a infância daquele presente.
Keywords : história da educação; instrução pública; livros didáticos; ilustrações.