SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Intellectuals, maternal authority, and the participation of women in the creation of Portuguese children's literature at the end of the 19th centuryMateriality and pedagogical practices in the school groups of Farroupilha and Garibaldi/RS (1926-1949) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

SCHARAGRODSKY, Pablo  and  QUITZAU, Evelise Amgarten. Intercâmbio de conhecimento, surgimento de especialistas e visibilidade das instituições: o caso do Primeiro Congresso Pan-Americano de Educação Física, Brasil 1943. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2024, vol.24, e324.  Epub May 14, 2024. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e324.

O presente trabalho analisa, a partir de uma perspectiva sócio-histórica com ênfase na história social dos saberes e especialistas, o I Congresso Panamericano de Educação Física, realizado no Brasil em 1943. Centra-se na indagação sobre as problemáticas mais debatidas, assim como na função de certos especialistas e no papel de determinadas instituições para legitimar um determinado funcionamento epistêmico e institucional da comunidade de especialistas em educação física. Entre as conclusões, identificam-se as diversas problematizações abordadas, destacando-se questões conceituais vinculadas com a educação física, assim como intensos debates sobre os modos de agrupamentos educativos. Além disso, o congresso validou e prestigiou certos especialistas internacionais e importantes instituições vinculadas ao heterogêneo campo da cultura física.

Keywords : história da educação física; evento internacional; debates; Brasil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )