SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Exchange of knowledge, emergence of experts and visibility of institutions: the case of the First Pan American Congress of Physical Education, Brazil 1943Social insertion of Campinas First School Groups according to Education Yearbooks of São Paulo State (1907-1920) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

FERNANDES, Cassiane Curtarelli  and  LUCHESE, Terciane Ângela. Materialidades e práticas pedagógicas nos grupos escolares de Farroupilha e Garibaldi/RS (1926-1949). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2024, vol.24, e325.  Epub June 17, 2024. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e325.

Analisar materialidades e práticas pedagógicas no contexto dos grupos escolares de dois municípios da Serra Gaúcha, Farroupilha e Garibaldi, no período de 1926 a 1949, configura o objetivo do presente texto. Com referencial da História Cultural e da História da Educação, mobilizamos como categorias de análise a cultura material escolar, em especial livros, vinculando-os às práticas pedagógicas. Metodologicamente, recorremos à análise documental histórica de livros escolares, fotografias, documentos de escrituração escolar, como atas, e à História Oral. Nos grupos escolares locais, os livros foram significativos, sendo um período de ampliação na distribuição, circulação e uso nas práticas pedagógicas, muitas marcadas pelo nacionalismo.

Keywords : livros escolares; cultura material; grupos escolares; história da educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )