SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Materiality and pedagogical practices in the school groups of Farroupilha and Garibaldi/RS (1926-1949)Celestina Vigneaux Cibils (1878-1964): commitment to an idea of school conceived as a home of health and culture for everyone author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

RAMOS, Géssica Priscila. Inserção social dos Grupos Escolares de Campinas segundo os Anuários do Ensino do Estado de São Paulo (1907-1920). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2024, vol.24, e326.  Epub June 17, 2024. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e326.

Este artigo aborda a inserção social dos primeiros Grupos Escolares de Campinas, tendo como ênfase o alcance, os espaços e o perfil de atendimento destes até 1920. É um estudo qualitativo de ênfase documental, com foco nos dados estatísticos dos Anuários do Ensino do Estado de São Paulo (1907 a 1920). Observou-se que esses Grupos atuaram de forma singela no atendimento da demanda por formação primária, considerando-se a reduzida cobertura, os altos índices de reprovação e a baixa conclusão do curso. Todavia, mesmo que os resultados sejam irrisórios quanto à democratização do ensino primário local, a inserção de crianças de diferentes gêneros, raças, idades e nacionalidade em seus espaços é emblemática e reveladora sobre o importante campo de disputa que se abriu por dentro deles.

Keywords : instituições de ensino; grupo escolar; acesso à escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )