SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Social insertion of Campinas First School Groups according to Education Yearbooks of São Paulo State (1907-1920)Secular education and Catholicism: influence of lay religious associations on public education in Minas Gerais in the first half of the 20th century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

FARRERO, Jordi Garcia  and  ZARATE, Raúl Navarro. Celestina Vigneaux Cibils (1878-1964): compromisso com uma ideia de escola concebida como uma casa de saúde e cultura para todos. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2024, vol.24, e328.  Epub June 17, 2024. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e328.

Neste artigo, os autores analisam a figura de Celestina Vigneaux (1878-1964), que fez parte da primeira geração do movimento de renovação pedagógica. Este estudo é motivado por duas razões: por um lado, ela foi a professora que introduziu as cantinas escolares como uma prática higienista, mas também educacional e cultural e, por outro, ela aplicou o método de Maria Montessori em uma escola pública na cidade de Barcelona. Tudo isso representa uma oportunidade de recuperar a memória histórica de uma professora com uma formação e um pensamento pedagógico muito sólidos. Seu nome não pode cair no esquecimento ou ser ofuscado pelas trajetórias biográficas igualmente interessantes de seu marido (Pere Coromines) e de alguns de seus filhos (Joan Coromines). Trata-se, portanto, de um estudo que foi realizado por meio da hermenêutica dos principais textos publicados por Celestina Vigneaux, dos principais autores contemporâneos dessa professora e, evidentemente, de obras de referência na História da Pedagogia Catalã.

Keywords : renovação pedagógica; cantina escolar; Montessori; história da pedagogia catalã.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )