SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Ebano ladies in Black Social Clubs: short braids and lipstickThe education of the ethnic and racial relations in the Brazilian language and dialogues author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

PAZ, Maura Rosa de Paula. História da Escola Chules Princesa e a luta por uma educação diferenciada. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.1, pp.55-66. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n1p55-66.

Este artigo procura sintetizar o trajeto de lutas, perseguições e resistências que marcam a trajetória das comunidades quilombolas pelo reconhecimento de seus direitos fundamentais, principalmente na área da educação. Presentes em quase todos os estados brasileiros, as comunidades quilombolas foram perseguidas e destruídas antes da Abolição, esquecidas depois desta, e somente obtendo o direito ao reconhecimento com a promulgação da Constituição Federal de 1988. Denominadas quilombos, terras de pretos, comunidades rurais negras, comunidades quilombolas, comunidades remanescentes de quilombos, mocambos, dentre outros, estas comunidades têm em comum a descendência africana, laços de parentesco, tradições ancestrais e a manutenção de práticas coletivas. Ainda estão sujeitas a violências, como a invasão de suas terras e o racismo institucional que determina a dificuldade de acesso a bens, serviços e direitos básicos. A conquista da Escola Chules e das Diretrizes Curriculares da Educação Quilombola representam marcos históricos.

Keywords : Quilombos; Comunidades Quilombolas; Educação Diferenciada; Direitos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )