SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Weavings and reflections on the in-service training for teachers in ethnic and racial educationTeacher training for the History of Brazilian African Descendants discipline author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

FONSECA, Dagoberto José. Protagonismo quilombola: seus sujeitos e seus saberes influenciando a educação. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.1, pp.107-119. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n1p107-119.

Este artigo objetiva apresentar os sujeitos e os saberes quilombolas que influenciam na educação, bem como a educação existente nestas comunidades no Brasil e em particular do Estado de São Paulo. Além disso, busca estabelecer o que são quilombos, a origem do termo e a história política e cultural dessas populações no país, traçando um continuum de tempo que possibilite o entendimento da realidade desses grupos e comunidades em diversos pontos do país no século XXI. Assim, teremos a oportunidade de refletir, problematizar e concretizar alguns aspectos que norteiam a realidade das comunidades quilombolas no Brasil, como também ampliar nossa capacidade crítica sobre o processo educacional em curso.

Keywords : Protagonismo; Quilombola; Sujeitos; Quilombismo; Saberes; Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )