SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1The educational policy from the state of São Paulo: the “Reading and Writing” ProgramTV show sports: implications to the training of the physical education professional author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

MIRANDA, EDIVALDO SILVA; BRAUNA, RITA DE CÁSSIA ALCÂNTARA  and  FERENC, ALVANIZE VALENTE. FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE: RELAÇÕES E PECULIARIDADES DOS CAMPOS DE SABERES. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.1, pp.65-82. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p65-82.

Relacionar formação e atuação docente tem se constituído um desafio à pesquisa sobre formação de professores, que deve ser compreendida como um processo contínuo. Nessa direção, o presente trabalho discute dados de uma pesquisa que buscou investigar especificamente os cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química, nos aspectos didático, pedagógico e prático, sob a ótica de professores que atuam no ensino fundamental e médio das redes pública e particular de ensino de um município mineiro, e que desenvolveram sua formação em uma instituição de prestígio deste município. A partir de entrevistas semiestruturadas, coletamos dados que nos permitiram identificar saberes adquiridos pelos professores ao longo do curso de graduação, destacando os saberes experienciais, construídos por meio dos estágios curriculares obrigatórios. Além dessa compreensão, os dados permitiram-nos relacionar sugestões para a melhoria dos cursos de formação naquelas áreas de conhecimento e confirmar a hipótese do estudo, ou seja, a configuração do campo das licenciaturas, na última década, permanece pouco alterada.

Keywords : LICENCIATURAS; ESTÁGIOS; FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DIDÁTICA.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )