SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Being a teacher: visions of students and teachers of the early years of elementary school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

FRANCO, MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO  and  SILVA, GISELLE MARIA CAVALCANTI. A ESCOLA, A IDENTIDADE E O PROTAGONISMO DOS SUJEITOS EDUCATIVOS: QUANDO A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO FAZ A DIFERENÇA. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.2, pp.7-24. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p7-24.

Nosso objeto de estudo é a atuação do coordenador pedagógico na perspectiva da marca identitária que protagoniza os sujeitos educativos participantes do processo educacional. Temos, como questão-problema: como estão fundamentadas as ações desenvolvidas pelo coordenador pedagógico que propiciam, pelo trabalho escolar, a obtenção de uma marca identitária protagonizadora dos sujeitos educativos? Partimos do pressuposto de que o coordenador pedagógico trabalha diretamente com toda a equipe da escola, buscando relacionar um discurso que, fundamentado teoricamente, revela-se na prática do protagonismo dos sujeitos. Nossos objetivos são: 1) analisar as ações desenvolvidas pelo coordenador pedagógico e o que as fundamenta; 2) apontar a contribuição de suas ações para a constituição de uma marca identitária dos sujeitos educativos; 3) averiguar se na dinâmica organizacional e pedagógica da escola as ações são balizadas pelo projeto político-pedagógico. O recorte teórico está referenciado por Amariz (2008), Almeida (2006), Fusari (2007), Imbernón (2011), Libâneo (2004), Oliveira (2009), Orsolon ( 2006; 2009), Pimenta (1997) e Veiga (1995), dentre outros. Os procedimentos de coleta foram: análise documental, observação participante e entrevista. Os dados foram tratados com base na análise de conteúdo e as categorias analíticas são: 1) ações estratégicas do coordenador pedagógico e a perspectiva teórica que as fundamenta; 2) a atuação do coordenador pedagógico e a constituição da marca identitária protagonizadora dos sujeitos educativos; 3) as relações entre o projeto político-pedagógico e a dinâmica organizacional e pedagógica da escola. Os resultados apontam que o coordenador competente é o profissional central na equipe gestora. A não priorização da formação que contemple o fazer, com base na literatura, faz diferença na atuação e na construção de alternativas para a resolução dos problemas. As práticas bem-sucedidas precisam ser sistematizadas/teorizadas. Concluímos o estudo concebendo que os princípios regentes do projeto e o projeto em si balizam as atitudes que dão dinamicidade e organicidade à prática educativa escolar mediada/regulada pela atuação do coordenador pedagógico.

Keywords : COORDENADOR PEDAGÓGICO; IDENTIDADE; AÇÕES DESENVOLVIDAS; PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )