SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Education as a formative principle against prejudice and violence: reflections on possibilities and limits of education for differentiation in current societyCulture industry and teaching work: paths to understand the process of art creation in children education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

AMORIM, IVAIR FERNANDES DE. DOCÊNCIA ADMINISTRADA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA AUTONOMIA DO PROFESSOR. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.3, pp.35-48. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p35-48.

O presente texto tem como objetivo apresentar dados, obtidos por ocasião do curso de doutoramento, que analisaram a autonomia docente frente à adoção de sistemas apostilados de ensino em escolas públicas municipais. Discorre sobre o conceito de autonomia adotado no trabalho, buscando esclarecer a compreensão kantiana do termo. Em seguida, apresenta os dados obtidos por meio de pesquisa empírica, que revela tanto características inerentes ao material apostilado quanto hábitos e posturas dos docentes ao utilizá-los. Os dados colhidos são, então, problematizados por meio do emprego da Teoria Crítica, mais especificamente, a partir dos conceitos de Indústria Cultural e de Sociedade Administrada. Por fim, propõe a reflexão acerca do conceito de Docência Administrada, com o intuito de realizar uma crítica fundamentada na possibilidade de autonomia docente frente a rígidos padrões de controle.

Keywords : INDÚSTRIA CULTURAL; DOCÊNCIA ADMINISTRADA; SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO; AUTONOMIA DOCENTE.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )