SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Civil Indifference and Childhood: an Analysis of “Bourgeoi. Coldness” in Relation to the ChildrenAdorno and pseudo-synthesis: a “look” at the Perrenoud’s Theory of Cycles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

RIPA, ROSELAINE. REFLEXÕES SOBRE O “SER PROFESSOR” NA EAD: ESTAMOS DIANTE DE UMA DESCARACTERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE?. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.3, pp.75-85. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p35-85.

O objetivo deste trabalho é apresentar apontamentos para discutir a constituição do “ser professor” na Educação a Distância, a partir do referencial da Teoria Crítica da Sociedade. A EaD é a modalidade de ensino que mais cresceu no Brasil nos últimos anos, e tem sido utilizada pelas políticas públicas para promover a ampliação e interiorização da oferta do ensino superior. Nessa modalidade, os professores são convocados a adquirir diferentes “competências” – cognitivas, técnicas, comunicacionais e pedagógicas – para desempenhar as múltiplas funções que lhes são atribuídas. Para discutir essas questões, por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico, estruturamos este trabalho em três partes. Na primeira parte, partindo das definições legais acerca da EAD, realizamos um levantamento dos estudos que nos aproximam das pesquisas sobre essa modalidade de ensino. Na segunda parte, mostramos discussões de pesquisadores brasileiros sobre o trabalho docente na EaD para destacar as características identificadas como necessárias para os professores que atuam nessa modalidade educacional. Na terceira parte, procuramos problematizar a docência na EaD por meio das contribuições dos estudos da Teoria Crítica da Sociedade. Com este trabalho, portanto, espera-se contribuir para uma discussão que se faz necessária sobre a constituição da identidade docente na EaD.

Keywords : EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; FUNÇÕES DOCENTES; FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )