SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issueESPEnvironmental education in dialogue with Paulo Freire, Edgar Morin and Boaventura de Sousa Santos: meaning of socio-environmental practices of instituting movement of collective self-trainingEnvironmental education and teacher training in th. PARFOR in Para State University author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

BARTASSON, LORRAINY ANASTÁCIO  and  SAITO, CARLOS HIROO. A COMPREENSÃO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: AVALIAÇÃO POR MAPAS CONCEITUAIS. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.esp, pp.165-190. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep165-190.

Pesquisas e documentos nacionais e internacionais destacam a preocupação com o ensino sobre a conservação da biodiversidade e com o cenário de elevada extinção de espécies. Considerando a perspectiva dialógico-problematizadora do material didático PROBIO Educação Ambiental (PROBIO-EA), este se constitui um potencial complemento à sala de aula, a qual costuma se embasar em livros didáticos incompletos. Este trabalho propôs-se a fazer a avaliação da contribuição do PROBIO-EA para a aprendizagem do conceito central “extinção de espécies”, usando conceitos relacionados que estavam presentes no material. A avaliação foi desenvolvida em salas de aula de 6ª série/7º ano de duas escolas da rede pública de Brasília. Mapas conceituais (MC) foram elaborados em momentos pré e pós-teste, e entre eles, utilizou-se o PROBIO-EA. Os MC foram contrastados com mapas elaborados por experts. Os resultados mostram que os referidos alunos passaram a construir MC mais semelhantes aos dos experts e a estabelecer mais relações corretas e acerca do conceito central de extinção de espécies.

Keywords : EDUCAÇÃO AMBIENTAL; MATERIAL DIDÁTICO; MAPA CONCEITUAL.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )