SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issueESPSpaces Sustainable Educator: the dimension of the citizenship incorporated from environmental educator processesThe contribution of the teaching work in the environmental health of the school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

FRANZI, SIMONE  and  SPAZZIANI, MARIA DE LOURDES. CORTADORES DE CANA E SUAS COMPREENSÕES ACERCA DA FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.esp, pp.241-262. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2e241-262.

Este trabalho objetiva identificar e analisar as compreensões dos trabalhadores do corte de cana-de-açúcar, inseridos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), sobre as contribuições da escola na formação socioambiental. Entendendo ser fundamental o conhecimento de questões pertinentes a esse campo, recorremos a uma fundamentação teórica que aborda a realidade dos cortadores de cana – os quais buscam a educação escolar como via de melhores condições de vida –, bem como a relevância da Educação Ambiental (EA) nesse processo de formação, contando, para isso, com os aportes da perspectiva freireana. Acreditamos no potencial desta vertente pela sua viabilidade em refletir sobre as relações entre opressores e oprimidos tendo em vista uma educação libertadora. Partindo da abordagem qualitativa de pesquisa, encontramos subsídios metodológicos na história oral, como forma de ouvir e dialogar com os sujeitos entrevistados. Tendo em vista o objetivo do estudo, foram coletadas nove narrativas. Elas indicam que, apesar de os cortadores de cana compreenderem a educação escolar como um elemento relevante, suas compreensões acerca do ambiente natural e social parecem não sofrer impacto algum no sentido de consolidar uma formação mais ampla e crítica.

Keywords : ASPECTOS SOCIOAMBIENTAIS; EDUCAÇÃO ESCOLAR; CORTADOR DE CANA.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )