SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Positivist church of brazil: notes ideas education (1881-1927)Knowledge of the knowledge of the experience and the construction of teacher’s poetic art education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

BERTI, ANDREZA OLIVEIRA. CINEMA E EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÃO ENTRE INFÂNCIAS. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.1, pp.215-224. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p215-224.

Este artigo visa estabelecer uma aproximação entre as infâncias visibilizadas no cinema oriental, no filme O Que Eu Mais Desejo (2011), do diretor japonês Hirokazu Kore-Eda, e no cinema latino-americano, no filme Cien Niños Esperando un Tren (1987), do diretor chileno Ignacio Agüero. Entendemos a infância como condição da experiência e como categoria plural que é atravessada pelos diversos tempos e espaços, não se limitando às cronologias e prescrições. Por meio das experiências da infância evidenciadas em cada projeto fílmico, analisaremos esses diferentes contextos, como alerta o filósofo Rancière (2009), de dar a ver, e atribuir significado à existência das coisas do mundo. Um mundo profundamente assinalado por dimensões políticas e estéticas. Na interlocução com esse olhar sensível, desejamos destacar a alteridade e a diferença como conceitos relevantes, para o reconhecimento do “outro” como potente em si mesmo nos processos educativos que têm como foco o “outro” infante em sua diferença. Para potencializar o encontro, são convidados para essa conversa autores como Deleuze e Guattari, Gallo, Kastrup, Kohan e Rancière.

Keywords : CINEMA; EDUCAÇÃO; INFÂNCIA; ALTERIDADE; DIFERENÇA.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )