SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2COMMUNICATION/EDUCATION BY PAULO FREIRE IN BRAZILIAN “PODOSFERA”TECHNOLOGY AS A RIGHT: TDIC AND THE EDUCATION CHALLENGE IN SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

ALVES, MARCOS ALEXANDRE. O PRINCÍPIO ÉTICO DA RESPONSABILIDADE: APELO POR UM ENSINO CIENTÍFICO PRUDENTE. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.2, pp.53-68. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.23n2p53-68.

O artigo examina o grau de influência das diretrizes científicas na vida cotidiana, nas tomadas de decisões em relação ao futuro, na responsabilidade do cientista como técnico e ser humano, e no papel da sociedade para com a sobrevivência da vida no planeta. Problematiza-se, amparado em Hans Jonas, o encantamento do homem com os rumos da biotecnologia, que modificou radicalmente o pensar e o agir e trouxe sérios riscos e ameaça à vida. As promessas da ciência colocaram a ética tradicional em crise e postularam novos horizontes de reflexão, ou seja, além da perspectiva do agir próximo, estão incluídos nos debates éticos contemporâneos os direitos das gerações futuras. Defende-se, a partir do princípio ético responsabilidade, um ensino científico prudente, pois as tecnologias de ponta estão prestes a desencadear processos cujas consequências se desconhecem e que podem trazer riscos, a curto e longo prazo, para a vida humana e extra-humana.

Keywords : ÉTICA; CIÊNCIA; ENSINO; RESPONSABILIDADE; PRUDÊNCIA.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )