SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3  suppl.esSchool inclusion and disorder autism spectrumProduction stories in the context of children in group with intellectual disability diagnosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

OLIVEIRA, Ivone Martins de  and  PADILHA, Anna Maria Lunardi. Crianças com autismo na brinquedoteca: modos de interação e de inserção nas práticas sociais. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, suppl., pp.185-202. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp185-202.

Entre aqueles que compõem o público-alvo da educação especial, encontram-se as crianças, jovens e adultos com autismo, pessoas com um modo de ser peculiar ainda pouco conhecido no espaço escolar. Nesse contexto, particularidades das pessoas com autismo no que tange às formas de interação e de inserção nas práticas sociais têm se apresentado como um dos desafios para os profissionais da escola. Considerando resultados de estudos que apontam o papel da brincadeira no desenvolvimento infantil, este estudo visa a analisar as formas de interação e de inserção nas práticas sociais por duas crianças gêmeas idênticas com diagnóstico de autismo, durante atividades lúdicas em uma brinquedoteca universitária. A análise destaca algumas peculiaridades nos modos de interação dessas crianças com os outros e entre si, considerando o papel das relações sociais na emergência de funções psicológicas superiores e a brincadeira como uma atividade importante para o desenvolvimento cultural da criança, e aponta o papel mediador dos adultos na ampliação da relação com os objetos e inserção numa brincadeira mais estruturada.

Keywords : Autismo; Criança; Ludoteca; Inclusão Educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )