Revista de Educação Pública
On-line version ISSN 2238-2097
Abstract
PAGAN, Acácio Alexandre; EL-HANI, Charbel and BIZZO, Nelio. A identidade humana e o alter vivo: concepções de alguns alunos de ciências biológicas. R. Educ. Públ. [online]. 2011, vol.20, n.44, pp.445-461. ISSN 2238-2097.
Buscou-se investigar as concepções de graduandos em Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Tangará da Serra, sobre a identidade (animal) humana. Foi aplicado um questionário baseado em escalas do tipo Likert, a todos os discentes do referido curso, totalizando 159 indivíduos. Os resultados mostraram que a extensão influenciou na construção das concepções desses alunos sobre a identidade animal-humana, bem como a proximidade com atividades de iniciação científica se relacionou com a tendência dos mesmos em associar dimensões morais a outros animais não-humanos. Esses dados podem ser importantes para se pensar em atividades didáticas que favoreçam a quebra de preconceitos raciais.
Keywords : Ensino de Biologia; Ser Humano; Eugenia; Racismo.