Revista de Educação Pública
On-line version ISSN 2238-2097
Abstract
CARMO, Edinaldo Medeiros and SELLES, Sandra Escovedo. Perspectivas teorico-metodológicas de formação continuada de professores de ciências e biologia em periódicos nacionais (1999-2009). R. Educ. Públ. [online]. 2011, vol.20, n.44, pp.555-577. ISSN 2238-2097.
Este artigo investiga a produção acadêmica publicada em periódicos nacionais no período de 1999-2009, objetivando identificar as perspectivas teorico-metodológicas adotadas pelas pesquisas e aprofundar a compreensão sobre a formação continuada do professor de Ciências e Biologia. A análise empreendida sugere que existe um entendimento heterogêneo de formação continuada que, majoritariamente, remete a ações pontuais apresentadas como um movimento do professor para continuar sua formação e dominar (e muitas vezes atualizar) o saber produzido pela ciência de referência. Embora alguns artigos se refiram à epistemologia da prática, a análise evidenciou compreensões distintas e conflitantes desta perspectiva teórica.
Keywords : Formação Continuada de Professores de Ciências e Biologia; Saberes Docentes; Estado da Arte.