SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue47Education and protestant culture in the transition from the nineteenth century: circulation printed and dialogues Luso-Brazilian.Initial formation of teachers and the production of senses on the learning and teaching of mathematics. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

ARAUJO, Marta Maria de. As alteridades societárias e a instituição dos grupos escolares no Rio Grande do Norte (1890-1911). R. Educ. Públ. [online]. 2012, vol.21, n.47, pp.619-635. ISSN 2238-2097.

Ancorado em leituras de um aparato documental − mensagens dos primeiros governos republicanos e relatórios dos diretores da instrução pública −, o trabalho fundamentado, no método histórico-comparativo aplicado à história e à história da educação, foi direcionado para um ponto de observação: as interdependências das dimensões política, econômica, social e educacional, que compunham o sistema societário do Estado do Rio Grande do Norte (1890-1911) e que determinaram, em última instância, as elites governantes a estruturarem o Grupo Escolar Modelo “Augusto Severo” na capital Natal, assim como a criação de uma rede de escolas graduadas diferenciadas.

Keywords : Rio Grande do Norte; Sistema Societário; Grupo Escolar Modelo;; Augusto Severo”;; Escolas Graduadas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )