Revista de Educação Pública
On-line version ISSN 2238-2097
Abstract
RODRIGUES, Cíntia Aparecida Garcia and MAZZOTTI, Tarso Bonilha. Representação social de gênero no fracasso escolar de meninos: Social representation of gender in school failure of boys. R. Educ. Públ. [online]. 2013, vol.22, n.48, pp.45-59. ISSN 2238-2097.
O fracasso escolar estaria associado ao sexo dos alunos? Um levantamento realizado em duas escolas de Mangaratiba (RJ), para um período de nove anos e com todos os seus alunos (N = 10.338), separando-os pelo sexo e situação escolar, indicou uma associação estatisticamente significativa entre sexo e reprovação, os meninos reprovam mais. Quais seriam as explicações plausíveis? Da análise de 82 entrevistas e Livros de Ocorrências obteve-se as justificativas dos atores sociais das escolas para bom aluno, que apresenta um conjunto de qualidades do que se diz ser feminino: obediência, passividade, esmero e bom comportamento.
Keywords : Fracasso Escolar; Gênero; Representações Sociais.