Revista de Educação Pública
Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097
Abstract
PESCADOR, Cristina Maria; VALENTINI, Carla Beatris and FAGUNDES, Léa da Cruz. Laptops educacionais na modalidade 1:1: movimentos de inclusão digital em comunidades rurais. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.60, pp.657-677. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.5965/01045962v25n602016657.
Este estudo propõe registrar e identificar como a inserção de laptops educacionais na modali dade 1:1 afeta a rotina da sala de aula em uma escola do campo da rede pública de educação básica. Trata-se de processo de investigação cujo objetivo é observar e registrar mudanças no pla nejamento pedagógico e nas formas de interação entre os atores da comunidade escolar. O método cartográfico foi escolhido para a construção de dados, utilizando-se o diário de bordo da pesqui sadora para mapear os movimentos observados. A análise desses registros aponta para o desenvol vimento de movimentos de letramento digital e emancipação digital da comunidade escolar.
Keywords : Autonomia; Escola do Campo; Letramento Digital; Inclusão Digital.