Revista de Educação Pública
Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097
Abstract
PIRES, Ricardo Matheus and BERTAGNA, Regiane Helena. Organização do trabalho pedagógico em ciclos e práticas avaliativas: a realidade de uma escola. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.61, pp.31-53. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.5965/01045962v26n612017053.
O estudo evidencia como a avaliação é parte integrante do processo pedagógico da escola organizada em ciclos. Recorre-se à meto dologia qualitativa por meio da análise dos documentos da escola, de observações de uma turma e de entrevistas com professores e alunos que a ela se vinculam. Dessa forma, pode-se entender que a organização do traba lho pedagógico em ciclos influencia na forma como a avaliação é executada dentro da escola e, portanto, se a organização muda, algumas lógicas também mudam e exigem que a ins tituição repense, reconstrua suas bases orga nizacionais a fim de responder à demanda de uma educação de qualidade.
Keywords : Avaliação Escolar; Didática; Nota; Progressão Continuada.