SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue61Mathematics education, regulatory processes and the Escola Ativa Program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

FRAGA, Laura Pippi  and  LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira. Avaliação compartilhada como ação formadora de futuros professores que ensinam matemática. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.61, pp.223-243. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.5965/01045962v26n612017223.

Este artigo, constituído a partir dos resultados de uma pesquisa de mestrado, tem por obje tivo discutir a avaliação compartilhada como ação formadora de futuros professores envolvi dos num projeto em que organizam atividades de ensino de Matemática voltadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para atingir o objetivo proposto, analisa-se uma das Unida des Didáticas, fazendo uso de registros escritos, de gravações dos encontros e de um questio nário. Foi possível identificar que os futuros professores atribuem dois sentidos à avaliação e que a condição de compartilhamento permi te a compreensão de aspectos relacionados ao ensino, caracterizando a avaliação como uma ação formadora.

Keywords : Formação de Professores; Avaliação Compartilhada; Educação Matemática nos Anos Iniciais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )