Revista de Educação Pública
Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097
Abstract
CASTILHO, Suely Dulce de and PEREIRA, Luciano da Silva. Trajetória de vida e estratégia de superação de uma professora do Quilombo Chumbo - Poconé-MT. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.65, suppl.2, pp.591-611. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v27i65/2.6885.
Este artigo trata da trajetória de vida de uma professora quilombola. Por meio dela procu rou-se compreender os processos de resistência construídos diante de exclusões e discrimina ções raciais vividas. Metodologicamente, essa é uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica. Os instrumentos de coletas foram a observação e a entrevista. Os resultados apontam uma trajetória marcada pela pobreza, estigmatização, racismos, preconceito de gênero e de região. Revela também que a escolarização e a parti cipação nos movimentos sociais quilombolas foram as principais estratégias utilizadas pela docente para resistir e reestabelecer sua au toimagem, sua autoestima, autoconfiança e profissionalizar-se, transformando, assim, suas condições globais de vida.
Keywords : Quilombo; Mulher Negra; Preconceito Racial; Trajetória de Vida.