SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue65  suppl.2The presence of african brazilian woman workers enrolled in periodicals in the state of Mato Grosso in the eighteenth centuryAncestral people, South America and Caribe: epistemologies and visual poetics in the Enginnering formation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

MENDES, Luís César Castrillon  and  JESUS, Dánie Marcelo de. Identidades e relações de gênero nos guias do programa nacional dos livros didáticos de História e Português para o ensino médio. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.65, suppl.2, pp.693-712. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v27i65/2.6891.

Neste artigo, analisamos a presença da discussão de gênero nas avaliações expressas nos Guias do PNLD 2015. Teoricamente, utilizou-se o concei to de gênero como categoria de análise, associado a alguns aspectos dos estudos decoloniais com a finalidade de entender o modo como o concei to de identidade se apresentava nos guias. Em complemento, analisou-se também se esses do cumentos se voltam para especificidades de gru pos, tais como classe social, etnia e sexualidade. Conclui-se que os guias, de modo geral, parecem reforçar o não protagonismo feminino e o total silenciamento de questões relacionadas com as outras manifestações de gênero não canônicas.

Keywords : Identidade/Relações de Gênero; Guias do PNLD; Ensino Médio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )