Revista de Educação Pública
Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097
Abstract
POZEBON, Simone and LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira. Aprendizagem da docência na formação inicial de professores: estudar para ensinar matemática. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.67, pp.219-238. Epub May 15, 2019. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v28i67.2922.
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa com acadêmicos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia em um projeto desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental em uma escola de rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Com o objetivo de discutir sobre a aprendizagem da docência desses futuros professores, coletaram-se os dados a partir de gravações de áudio e vídeo, analisando-os por meio de seleção de episódios. A análise permitiu identificar indícios reveladores de aprendizagem da docência em dois aspectos principais: a necessidade dos futuros professores de estudar o conteúdo a ser ensinado e o sentido atribuído por eles a essa ação.
Keywords : Formação de Professores; Educação Matemática nos Anos Iniciais; Atividade Orientadora de Ensino.