Revista de Educação Pública
Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097
Abstract
ESCOTT, Clarice Monteiro. Educação Profissional e Tecnológica: avanços, retrocessos e resistência na busca por uma educação humana integral. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e11145. Epub Oct 21, 2020. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.11145.
Apresenta as reflexões realizadas no SemiEdu 2019: Educação Profissional: Novos Rumos. Contextualiza tais ideias no cenário de implementação das políticas públicas para os Institutos Federais (IF), que rompem com a dualidade estrutural: educação propedêutica voltada para as elites e educação para o trabalho voltada aos pobres. Realiza análise histórica da EPT no Brasil e das concepções que constituem as bases da educação dual e da educação humana integral, considerando o Ensino Médio Integrado como uma ruptura de paradigmas na EPT. Denuncia a falácia do atual discurso governamental sobre os novos rumos do Ensino Médio e o retorno do ensino dual.
Keywords : Educação Profissional e Tecnológica; Institutos Federais; Ensino Médio Integrado; Formação Humana Integral.